segunda-feira, 11 de março de 2013

AMOR 3 em 1

Como a um amigo? A um filho, pai ou mãe? Como se deve amar a Deus? Jesus respondeu, sem rodeios, a esta questão…
“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” (Mt 22.37-38)

CORAÇÃO
É o núcleo daquilo que somos, onde nascem e são acalentados os sonhos humanos, aqueles que não só desejamos, mas lutamos para que se cumpram. É no coração que encontramos aquilo que, realmente, somos. E, quando se ama de todo o coração expressa-se esse amor, com carinho, atenção, escutando e também falando. Amar a Deus de todo o coração é colocá-Lo antes de tudo e de todos, é fazer d’Ele a Pessoa mais importante da nossa existência. É avaliar se os nossos sonhos estão de acordo com os Seus sonhos para nós, ou seja, se é da Sua Vontade aquilo que tanto desejamos. Amar a Deus de todo o coração é ser, tal como Davi: um homem segundo o coração de Deus. “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração.” (At 13.22)

ALMA
É na nossa alma onde lidamos com as nossas emoções e sentimentos, mas é também na alma onde jaz a nossa força, algo que devemos aplicar em tudo o que fazemos para Deus. Na oração, na oferta, no louvor, em suma, em tudo o que fazemos para Deus, se O amamos, devemos fazê-lo com toda a firmeza da alma. “Avante, minh’alma! Seja forte!” (Juízes 5.21) A alma, quando devotada a uma causa ou a alguém, é capaz de feitos grandiosos, imagine, então, quando a alma humana está, inteiramente, devotada a Deus? Pense no facto que será a nossa alma que será (ou não) salva, por isso, se O amarmos de todo o coração, a nossa alma já é d’Ele. “E minha alma se regozijará no SENHOR e se deleitará na Sua salvação.” (Salmos 35.9)

ENTENDIMENTO
Aqui entra a razão, a cabeça, a mente, ou seja, temos que utilizar a nossa inteligência ou capacidade de raciocinar quando amamos a Deus. E isto revela-se quando falamos com Ele, algo que deve acontecer a todo o momento, pois, quando se ama alguém existe o desejo de estar sempre em contacto com essa pessoa, pois ela não nos sai do pensamento. Para além disso, quando amamos, mentalmente, também fazemos planos, de como e quando poderemos construir uma vida ao lado daquela pessoa, de uma forma madura, consciente e estruturada. E usarmos a nossa razão quando amamos a Deus é isso: recorrer a Ele quando necessitamos de orientação e programarmos uma vida não só com Ele do nosso lado como para toda a Eternidade.
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.” (1Co 2.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário