sexta-feira, 15 de março de 2013

Humilhe-se, não seja humilhado!

Existe um grande engano que se tem propagado entre os cristãos, se, para si, os humilhados serão exaltados, então, veja bem o que diz a Bíblia Sagrada!
Porque acreditam que “os humilhados serão exaltados”, muitos têm aceitado viver uma vida de humilhação em humilhação. Pelo patrão, pelos pais, pelo marido, pela mulher, pelos governantes e, em especial, pelo diabo… e aceitam estas sucessivas humilhações porque acreditam que a Palavra de Deus diz que “os humilhados serão exaltados”. Porém, preste atenção, o que diz a sua Bíblia? Em nenhum lugar ela diz que os humilhados serão exaltados!
“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.12) OU “… porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18.14)
Mas, o que é humilhar-se diante de Deus? É ficar na Sua dependência, é prostrar-se diante d’Ele. Pois, quando nos humilhamos diante de Deus há um reconhecimento de que nada e nem ninguém poderá fazer algo por nós a não ser Ele, pois, tudo o resto, como a política, o Governo, a Igreja, o pastor, o obreiro, inclusivamente, nós próprios, temos os nossos limites, porém, PARA O SENHOR NÃO HÁ LIMITES e, por isso, prostramo-nos diante d’Ele! Quando há este reconhecimento da nossa dependência de Deus é que Ele nos torna independentes de tudo. Todavia, quem não reconhece que depende de Deus, acaba por se tornar dependente de tudo o resto.
Por isso, Jesus convida a que nos humilhemos diante de Deus, a que reconheçamos os nossos limites, ou seja, que sem Ele não temos como ser exaltados. E, para quem diz que já está a ser humilhado pelo seu patrão, vizinho, Governo, gerente do banco ou pelos incrédulos… se pensa que porque os outros o humilharam Deus irá exaltá-lo, esse é o seu problema, você tem crido em Deus à sua maneira e, por isso mesmo, tem sido humilhado. Segundo Jesus, Ele irá exaltar aqueles que se humilham e não os humilhados! Existem muitas pessoas que são humilhadas, porém, não se humilham, por isso, continuarão a ser humilhadas. Agora, se você se humilhar, não para os outros, mas sim para Deus, então, não há como errar, pois é assim que a fé funciona! Se você quer ser exaltado, então, humilhe-se, pois, caso contrário, será humilhado por todo o mundo. Observe o que fez Josafá:
“Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer (HUMILHAÇÃO DIANTE DE DEUS); porém os nossos olhos estão postos em Ti (RECONHECIMENTO DA DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS). Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos (…) Então, veio o Espírito do SENHOR e disse: Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco (DEUS TORNOU-OS INDEPENDENTES DE TUDO, EXALTOU-OS). Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. (GRATIDÃO, EXALTAÇÃO DO PODER E SOBERANIA DE DEUS)” (2 Crónicas 12-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário