domingo, 14 de abril de 2013

CRER E QUERER

Muitos questionam-se sobre a condição que devem apresentar para receber o Espírito Santo e outros tantos procuram “N” condições, a maioria delas que, ao mesmo tempo, satisfaçam o seu ego ou a sua vontade
Quando o jovem rico procurou a Cristo, questionando-O sobre o que fazer para ser salvo, depois de palavra puxa palavra, Cristo orientou-o que se DESPOJASSE de tudo, dizendo-lhe o seguinte: “uma coisa ainda te falta”. Observe a expressão: “UMA COISA AINDA TE FALTA”.
Uma coisa? Só?
Uma coisa ainda lhe falta para receber o Espírito Santo, ou seja, tudo se resume a uma coisa apenas: DESPOJAMENTO.
A maior prova de DESPOJAMENTO é quando nos privamos do que “precisamos” para viver ou manter-nos vivos fisicamente.
Quando CRISTO orientou-o a DESPOJAR-SE, Ele foi bem claro quanto ao DESPOJAMENTO que queria. Ele foi bem claro no momento de mostrar a condição, Ele mencionou o material e emocional. Como assim?
“Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.” (Lucas 18.22)
“Vende… e segue-Me…”. O despojamento material e emocional, é o que falta!
Parece materialista falar desta forma, mas não é uma questão de olhar ao material, e sim para o que ele representa.
Despojar-se do material/emocional, mostra que realmente amamos a Deus sobre todos e todas as coisas. Quando há um despojamento material, prova que também há o físico e o espiritual.
Essa é a condição, é o que falta, como disse Jesus. Nada (material) é mais importante e ninguém (emocional) é mais importante, que o Espírito Santo.
É interessante observar como viviam os primeiros cristãos e o que faziam para entrar na comunidade cristã.
Leia e medite:
“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” (Atos 4.32-37)
A condição para ser um verdadeiro cristão era despojar-se e, nesse despojamento, era materializada a sua crença e o seu querer.
Todos os que criam e queriam, eram uma só fé, a certeza que através do despojamento alcançariam o MAIS IMPORTANTE.
Tudo o que era importante na vida era “trocado” pelo MAIS IMPORTANTE. Todos os que queriam entrar na comunidade cristã teriam que materializar a sua crença através do seu despojamento.
E agora? Como vai ser consigo?
Não existem “N” condições, pelo contrário, “Uma coisa ainda te falta”. O quê? DESPOJAMENTO.
OBS: “Pois nenhum necessitado havia entre eles…” (Atos 4.34 ) Quanto temos o MAIS IMPORTANTE, não passamos necessidades, pois Ele supre cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário