quarta-feira, 17 de julho de 2013

Deus não desiste de si!

“Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, Eu ta darei, a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido.” (Génesis 28.13-15)
De tudo o que Deus falou: que estaria com Jacó, que o guardaria e que o abençoaria de forma grandiosa, houve algo que Jacó reteve e fez uso: “Eu não te desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido”.
Quer dizer, Deus não quer deixar a pessoa, mesmo sabendo que ela é pecadora, que tem os seus limites, as suas falhas… Deus não desiste de si ou de mim! Ele jamais deixará de crer no ser humano!
Jacó cometeu muitos erros, mas tinha Fé e é isso que agrada a Deus. E, por meio da Fé, conquistou, mas não foi Transformado. Ele sabia que o erro não estava em Deus, porque Ele nunca deixou de crer nele. O erro estava em si! E foi aí que ele entendeu que tinha que se despojar de todos e de tudo para ficar a sós com Deus.
Então, naquele momento, ele agarrou-se a Deus e disse: “Não Te deixarei ir se não me abençoares” (Gn 32.26). Mas, que bênção era esta, se ele já tinha absolutamente tudo? Jacó queria a bênção espiritual, de ser transformado em príncipe, como foi o seu avô Abraão e o seu pai Isaque, que andaram com Deus.
Ele queria o cumprimento de tudo, não aceitando apenas a realização sentimental, física, familiar e económica. E a Campanha de Israel trata-se precisamente disso: de uma Transformação de Identidade, que acontece de dentro para fora e que se vai refletir em absolutamente todas as áreas da sua vida, porque Deus não desiste de si!
Deus é Perfeito e as pessoas não desistem d’Ele, porém, eventualmente, acabam por desistir de si mesmas. Diante das deceções, dos erros que cometemos, das nossas limitações e frustrações, torna-se fácil desistirmos de nós mesmos, dos nossos sonhos. Desistimos da família, da vida conjugal, dos filhos, da profissão… desistimos daquilo que nos causou dor, tristeza ou deceção.
Contudo, Deus nunca desistiu de nós! Ele nunca nos dececionou e jamais nos dececionará. Não é difícil apegarmo-nos a Deus, porém, é muito fácil desapegarmo-nos ou desistirmos daquilo que um dia nos causou dor, tristeza e deceção, ou não?!?
Mas, você não pode desistir de si, porque Deus nunca o fez! Você não pode desistir dos seus sonhos, porque eles foram-lhe dados por Deus. Você não tem o direito de desistir daquilo que lhe causou dor, tristeza e deceção e não me refiro ao erro em si, ao pecado, mas sim à família, ao casamento, à saúde, à vida empresarial, ao caráter.
E, se você não tem o direito de desistir de si, terá o direito de desistir dos seus sonhos?!? Aí é que entra o Sacrifício, essa luta contra esse ‘eu’, essa fraqueza, contra tudo aquilo que lhe tenta frustrar como ser humano.
Por isso, se você não pode desistir de si pecador, limitado, falho, imagine de Deus! Acredite que se Ele não fez a parte d’Ele, é porque você não completou a sua, pois, no dia em que você o fizer, Ele completará também a d’Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário